Estilo Barroco
- Maíza Araújo e voz de Randerson Araújo
- 22 de jun. de 2017
- 2 min de leitura
Gian Lorenzo Bernini foi considerado a maior expressão do barroco italiano. Nascido em Nápoles, no dia 07 de dezembro de 1598, morreu em Roma, 28 de novembro de 1680. Foi um relevante escultor e arquiteto, tento contato desde cedo com as obras de artistas romanos, gregos e florentinos, devido influência paterna do também escultor Pietro Bernini.
As suas obras eram carregadas de realismo que além de despertar a atenção do observador, o transportava para atmosfera da obra. As principais características expressas por Bernini em suas peças eram: a expressividade, o realismo, a riqueza de detalhes das expressões faciais que se moldava conforme a emoção da personagem. O apreciador da obra tinha a sensação que as esculturas pudessem falar, gritar, alegrar-se e sofrer. Os corpos eram alongados e possuíam a ilusão de movimento explícito no corpo, cabelo e tecido.
Elementos esses característicos na escultura de Davi, em que Gian Bernini, traduz com uma riqueza de detalhes esse momento da vitória de Davi sobre o gigante Golias. A obra foi feita para decorar a vila do patrono de Bernini, Scipione Borghese, fazendo parte da Galleria Borghese. Iniciada em 1623 e terminada em 1624 teve seu desenvolvimento durante 7 meses, com 1m e 70cm de altura, feita em mármore. Transmite em seus traços o realismo presente no estilo Barroco, em que é possível analisar a afeição e sensação da força que Davi faz ao se preparar para lançar a pedra, o seu corpo retorcido pelo movimento, o desdobramento dos seus músculos e a interação da obra com o espaço permitem que a obra se torne ainda mais encantadora.

Davi de Bernini
Fonte: Google Imagens
Podcast sobre a obra disponível no link abaixo:
Comments