Arte Pré-Histórica
- Maíza Araújo
- 8 de jun. de 2017
- 3 min de leitura
Os primórdios das representações da arte alicerçam-se no período pré-histórico (50 mil a 18 mil a.C), em que o ser humano percebe-se como provedor de sua sobrevivência, sendo com isso impelido a encontrar meios que possibilitassem sua subsistência. Perpassando assim, por dois períodos pré-históricos: Paleolítico e o Neolítico.
O período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada, intitulado assim, devido ao emprego de pedras como objetos de uso e o seu acabamento rudimentar, estruturava-se por meio de uma sociedade nômade, sustentada pela caça e coleta, e que deixavam seus “rastros” por meio de pinturas dentro de cavernas e em superfícies rochosas. Esse período perpassou por duas etapas nomeadas por paleolítico inferior, caracterizado pela descoberta do fogo e a concepção dos primeiros instrumentos que auxiliaram na captura de animais e coleta de alimentos, tais como faca, lanças, cajados e machados feitos de pedra, madeiras, chifres ou ossos.

Instrumentos paleolítico
Fonte: http://www.suapesquisa.com/pesquisa/paleolitico
E o paleolítico superior, evidenciado pelo período aurignaciano, que era a propagação da cultura arqueológica, acervos escultóricos, contendo as primeiras esculturas com a representação do homem e era sediado na Europa e no sudoeste da Ásia. Além da apropriação do marfim, pedra e ossos na construção de esculturas, baixos-relevos em pedra, desenvolvimento da pintura rupestre, arco e flecha, lançador de dardos, anzol, linha e a decoração dos artefatos (armas e utensílios).
As principais técnicas desenvolvidas e utilizadas no período Pré-Histórico Paleolítico, são:
Pintura Rupestre: são as representações artísticas desenvolvidas durante o período paleolítico. Estas retratavam a vida cotidiana e a caça com a crença que uma vez desenhado o animal morto ou ferido, isto aconteceria no momento real da caçada. Os materiais utilizados para obtenção da tinta eram materiais minerais, argilas coloridas misturados a água, gordura animal e vegetal, sangue e excrementos. Fazia uso de espátulas, bastonetes, pincéis, as próprias mãos e a técnica de pistolar para aplicação da tinta. As figuras rupestres são encontradas nas cavernas de Altamira, Lascaux e Chauvet, na gruta de Rodésia e no Parque Nacional Serra da Capivara.

Pinturas Rupestres da Serra da Capivara, Caverna de Lascaux e de Altamira
Fonte: Google imagens
Escultura: eram esculpidas figuras femininas com formas volumosas, principalmente nos quadris, no ventre e os seios avantajados símbolos vinculados a fertilidade. Essas esculturas eram chamadas de vênus, ganhando assim, várias presentações e modelos.

Vênus de Villendorf. Vênus de Brassempouy, Vênus de Lespugue, Vênus de Laussel.
Fonte: netnature.wordpress.com
CURIOSIDADES:
-As pinturas paleolíticas eram figurativas, pois reproduziam a verdade visual sem deformar a realidade
-As figuras possuíam a Lei da Frontalidade
-Foi o período que se deu o hominídeo (homo sapiens)
O Período Neolítico também intitulado de Idade da Pedra Polida, deu-se com a expansão populacional instigando as bases para as primeiras organizações sociais, suscitaram a economia, o comércio com a domesticação de animais, agricultura e o artesanato, as relações familiares e a transição gradativa do povo nômade para sedentarismo. A sociedade neolítica dominou técnicas tais como a tecelagem, o cozimento de argilas para as cerâmicas, construções de moradias e a fundição de metais, somando novos aspectos para a pintura, escultura e arquitetura.
As principais características da arte Pré-Histórica Neolítica, são:
Pintura: torna-se decorativa, geométrica e simples, sendo as vezes substituídos por símbolos e signos, caracterizado os ideogramas. A pintura passa a representar a figura humana em seu cotidiano, como “heróis”.

Pintura neolítica retratando a criação de gados.
Fonte: http://www.buscaescolar.com/historia-geral/a-pre-historia/
Escultura: tem-se o cozimento da argila, possibilitando a fabricação de cerâmicas e vasos decorados com figuras geométricas e desenhos estilizados. Outra prática característica desse período é o ato de “lascar a pedra”, polia-se os artefatos por meio do atrito sobre uma camada de areia molhada, permitindo aos objetos (raspadores, machados, facas) melhor acabamento e a sua comercialização ou troca.

Instrumentos polidos e Cerâmica neolítica
Fonte: http://www.sohistoria.com.br e Google imagens
Arquitetura: engloba as construções de moradias, caracterizada por palafíticas, “casas” rústicas feitas de madeira. E os monumentos, megalíticos, grandes construções feitas de pedras categorizados em Menir, Alinhamentos, Cromeleques e Dólmen.

Monumentos: mênir; alinhamento de menires, cromeleque e dolmens
Fonte: Google imagens
Referências:
-BATTISTONI FILHO, D. Arte pré-histórica. Cap. 2. . 3.ed. Campinas, SP: Papirus, 1989. p. 15-21.
-CHAMON, S. L. Arte pré-história. Disponível em:<https://arquiteturaeurbanismosite.files.wordpress.com/2016/08/ha-texto-gombrich-arte-prc3a9-histc3b3rica.pdf> Acesso: 07 jun
-HISTÓRIA da arte. . Disponível em: <http://historia-da-arte.info/arte-na-pre-historia.html> Acesso: 07 jun.
-SUA PESQUISA.com portal de pesquisas temáticas e educacionais. . Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/pesquisa/paleolitico.htm> Acesso: 07 jun
-NET nature. . Disponível em: <https://netnature.wordpress.com/2016/12/07/as-deusas-venus-do-paleolitico/> Acesso: 07 jun.
-COLÉGIO pessoa. Arte pré-histórica. Disponível em: <http://www.colegiopessoa.com.br/fp/exercicios/arquivos/946697a3b8031088bc7fc5c4c4527e4e.pdf> Acesso: 07 jun.
Comments